sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Menopausa

O que é:
Menopausa é a parada de funcionamento dos ovários.
Ou seja, os ovários deixam de produzir os hormônios estrógeno e progesterona.
Não é uma doença, é apenas um estágio na vida da mulher.
A principal característica da menopausa é a parada das menstruações.
No entanto em muitas mulheres a menopausa se anuncia por irregularidades menstruais, menstruações mais escassas, hemorragias, menstruações mais ou menos freqüentes.
Não existe idade predeterminada para a menopausa. Geralmente ocorre entre os 45 e os 55 anos, no entanto pode ocorrer a partir dos 40 anos sem que isto seja um problema.
Não há relação entre a primeira menstruação e a idade da menopausa nem tão pouco existe relação entre a idade familiar da menopausa e a sua.
Sintomas
Se bem que em algumas mulheres não sintam nada durante o período da menopausa, a maioria poderá sentir alguns sintomas:
Ondas de calor
Suores noturnos
Insônia
Menor desejo sexual
Irritabilidade
Depressão
Ressecamento vaginal
Dor durante o ato sexual
Diminuição da atenção e memória
De acordo com recentes estudos, as ondas de calor ocorrem em mais de 50% das mulheres que entram na menopausa e sua frequência diminui para 30% das mulheres após 3 anos de menopausa. Apesar disto os sintomas podem persistir em 16 % das mulheres com 67 anos de idade.
Causa dos Sintomas
O estrogênio é o hormônio básico da mulher. Sua produção começa na adolescência, quando é responsável pelo aparecimento dos sinais sexuais secundários na mulher, e vai até a menopausa.
A falta de estrogênio causa as ondas de calor ou fogachos em aproximadamente 75 a 80 % das mulheres.
O estrogênio também é responsável pela textura da pele feminina e pela distribuição de gordura. Sua falta causará a diminuição do brilho da pele e uma distribuição de gordura mais masculina, ou seja, na barriga.
É a falta de estrogênio que causa a secura vaginal que acaba por afetar o desejo sexual pois transforma as relações em algo desagradável e doloroso.
O estrogênio também é relacionado ao equilíbrio entre as gorduras no sangue, colesterol e hdl-colesterol. Estudos mostram que as mulheres na menopausa têm uma chance muito maior de sofrerem ataques cardíacos ou doenças cardio-vasculares.
Uma outra alteração importante na saúde da mulher pela falta de estrogênio é a irritabilidade e a depressão. O estrogênio está associado a sentimentos de alta estima e a falta dele pode causar depressão em graus variados.
Por último o estrogênio é responsável pela fixação do cálcio nos ossos. Após a menopausa grande parte das mulheres passará a perder o cálcio dos ossos, doença chamada
osteoporose, responsável por fraturas e por grande perda na qualidade de vida da mulher.
Estudos recentes têm associado a falta de estrogênio ao Mal de Alzheimer, perda total da memória.
Por que Tratar
Se a menopausa é um fenômeno natural na vida da mulher qual a razão dos médicos proporem um tratamento.
No início da menopausa a mulher poderá sentir
sintomas muito fortes o que interferem na sua maneira de viver.
Nos últimos 30 anos, as conquistas da ciência em geral e da medicina em particular aumentaram em muito a idade média dos homens e principalmente das mulheres.
Considerando a idade média da menopausa, por volta dos 45 anos, veremos que as mulheres passarão um terço de suas vidas sem hormônios.
Ocorre que a perda de cálcio, causa da
osteoporose, aparece nos primeiros cinco anos da menopausa. Osteoporose é uma doença grave relacionada à fraturas de vértebras ( coluna ) e de bacia. O tratamento com hormônios ou com substitutos hormonais reduz a ocorrência de fraturas de bacia em 25% e de coluna em 50% e deve ser iniciado logo no início da menopausa.
O objetivo do tratamento da menopausa é melhorar a
qualidade da vida da mulher.
Tratamento
Terapia Hormonal
Se o que falta na menopausa é o estrógeno nada mais lógico que uma base do tratamento seja a reposição hormonal com o estrógeno.
Trabalhos científicos mostram que há Vantagens para uma qualidade de vida da mulher que é Tratada precocemente em relação à menopausa se a mesma tiver sintomas.
Em mulheres que ainda tem o útero é importante associar uma progesterona Para proteger contra o risco de câncer do endométrio.
Mas o mais importante hoje é que o tratamento DEVE ser individualizado. Médico e paciente todas Devem discutir como Vantagens e riscos dos diversos tipos de terapia existentes e chegar um um consenso sobre o que fazer.
Vantagens do tratamento
Redução do Risco de
Osteoporose.
Melhora da Depressão.
Melhora da Atividade Sexual.
Melhora da Memória com Possível prevenção da Doença de Alzheimer.
Melhora os Fogachos;
Protege contra o cancro do cólon de;
Melhora uma qualidade de vida da mulher;
Desvantagens
Custo do Tratamento.
Tratamento Prolongado.
Volta da Menstruação algumas em mulheres.
Agravamento da Possibilidade de Câncer de Mama mulheres em suscetíveis.
O que não é verdade
Tratamento com hormônios aumenta os pelos sem corpo.
Tratamento com hormônios engorda.
Tratamento com hormônio causa câncer.
Outros Tratamentos
No entanto para as mulheres que Não podem usar os estrógenos existem alternativas com medicamentos que diminuem os sintomas e / ou os efeitos da menopausa. O seu médico saberá identificar as Vantagens e Desvantagens de cada medicamento.
Novos medicamentos estão sendo introduzidos nenhum mercado que imitam as qualidades do estrógeno com Diminuição dos efeitos colaterais. Um muito interessante é que o raloxifeno é um modulador seletivo dos receptores de estrogênio.

Bolinho de Bacalhau


Ingredientes:

• 300 g de batatas cozidas

• 500 g de bacalhau

• 1 colher de sopa de manteiga

• 2 colheres de sopa de queijo ralado

• 6 ovos

• Cebola

• Cheiro Verde


Cozinhe e limpe o bacalhau. Moa o bacalhau junto com as batatas. Junte a manteiga, queijo, temperos e as gemas batidas. A seguir, coloque as claras batidas e frite os bolinhos na gordura quente.


Rabanada


Ingredientes:

• 2 gemas

• 3 colheres de sopa de açúcar branco

• 1 colher de leite

• 1 colher de nata

• baunilha em pó (opcional)

• 12 fatias de pão de véspera

• óleo

• açúcar em pó

• canela moída

• frutas frescas


Coloque as gemas dentro de uma tigela e junte o açúcar. Bata a gemada até obter um creme macio e espesso. Adicione aos poucos o leite e a nata. Bata um pouco mais e aromatize com 1 colher de café de baunilha em pó (opcional). Bata novamente. Molhe o pão com esta mistura e deixe embeber durante alguns minutos. Aqueça bastante óleo numa frigideira ou num recipiente fundo. Frite as fatias, poucas de cada vez, virando-as até dourarem uniformemente. Retire da fritura com uma escumadeira e escorra o excedente da gordura sobre folhas de papel absorvente. Polvilhe as rabanadas ainda quentes com açúcar e canela. Acompanhe com tiras finas de fruta fresca.



Alimentação e Nutrição de Pessoas Vivendo e Convivendo com HIV/AIDS


Alimentação Saudável
Uma alimentação saudável aumenta a resistência à doença, fornecendo energia para suas atividades diárias e todos os elementos que o organismo necessita para um bom funcionamento. Além de tornar a pessoa mais forte e mais disposta, uma alimentação equilibrada fortalece o sistema de defesa (melhora os níveis de linfócitos TCD4), ajuda no controle das gorduras e açúcares do sangue, a absorção intestinal e melhora os resultados do tratamento.
A alimentação saudável é aquela que tem todos os alimentos que necessitamos, de forma variada e equilibrada. Para ter uma alimentação saudável, o ser humano precisa consumir alimentos de todos os grupos. São eles:
Os Carboidratos
Fornecem energia que precisamos para nossas atividades do dia-a-dia, como andar, falar, respirar etc. Exemplos: arroz, açúcar, massas, batata, mandioca, cereais, farinhas e pães.
As Proteínas
Todos os tecidos do corpo são formados por elas. Constroem, “consertam” e mantêm o corpo, além de aumentarem a resistência do organismo às infecções. São os principais componentes dos anticorpos e dos músculos. Elas são: animais (carnes bovinas, suína, frango, peixes, miúdos, ovos, leite, iogurtes e queijos) e vegetais (feijão, soja e derivados, castanhas, amendoim, amêndoa).
As Gorduras
Fornecem energia. O corpo precisa delas em pequenas quantidades. Algumas vitaminas precisam delas para serem transportadas no organismo, assim como alguns medicamentos antirretrovirais também. São: manteiga, óleos, azeite de oliva, margarina, gordura animal (presente nas carnes).
Como se alimentar melhor
O ideal é fazer três refeições principais por dia, com dois ou três lanches nos intervalos. A alimentação deve ser balanceada, variada, dando preferência aos alimentos não industrializados (enlatados), sempre respeitando as características e hábitos de cada um. Deve ser priorizada a ingestão diária de frutas, verduras, legumes, alimentos integrais e carnes magras. Frituras, gorduras e açúcares devem ser evitados.
O cuidado com os alimentosUm grande problema para as pessoas que vivem com HIV e aids são as doenças provocadas por alimentos contaminados, que podem causar vômitos, diarréias ou mesmo infecção intestinal. Veja alguns cuidados e dicas com os alimentos:
* Antes de cozinhar, lave bem as mãos e os utensílios que for usar.
* Não use copos ou pratos rachados, pois os germes se acumulam nas rachaduras.
* O lixo deve estar bem tampado e longe dos alimentos.
* Mantenha os alimentos fora do alcance dos insetos, roedores e outros animais. Cubra ou guarde em vasilhas bem fechadas.
* Não consuma alimentos com alterações de cor ou cheiro.
* Descongele as carnes na geladeira e não em temperatura ambiente. Evite comer carne crua.
* O leite pasteurizado deve ser mantido na geladeira depois de aberto e preste atenção na validade. Se não for pasteurizado, deve ser fervido antes de usar.
* Não coma ovos crus. Cozinhe até ficarem duros (6 a 8 minutos de fervura) ou frite até a gema ficar dura. Os ovos devem ser bem lavados com água e sabão, para evitar a contaminação com salmonella, que pode existir na casca.
* Corte separados a carne e os vegetais. Lave a tábua. Prefira tábuas de plástico ou de vidro, evite a tábua de madeira.
A alimentação também é muito importante para ajudar a melhorar alguns sintomas ou efeitos colaterais que podem aparecer como consequência de alguns medicamentos, ou mesmo devido à ingestão de alimentos contaminados. Nos casos de aparecimento de náuseas, vômitos, diarréias, emagrecimento, suores noturnos e febre, por exemplo, a alimentação pode ser forte aliada e necessária para manter a hidratação do corpo e recuperar o bem estar.

Direitos das Pessoas Vivendo com HIV/AIDS

Conforme a Constituição da República Federativa do Brasil, as pessoas que vivem com HIV, assim como todo e qualquer cidadão e cidadã, brasileiro e brasileira, têm obrigações e direitos garantidos. No seu artigo 196, por exemplo, está inscrito que "saúde é direito de todos e dever do Estado". No caso da aids, esse direito é sinônimo do direito à própria vida, a ser vivida com dignidade e pleno acesso a uma saúde pública de qualidade.Por outro lado, reduzir o estigma e a discriminação é ainda uma das principais medidas para uma eficaz e eficiente resposta à epidemia de aids e isso envolve diretamente as PVHA e as populações mais vulneráveis à epidemia de aids e às DST, tais como: gays, homossexuais e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), transgêneros, transexuais, travestis, prostitutas, usuários de drogas injetáveis, mulheres, principalmente as de baixa renda, crianças em situação de risco social, além de populações em regime de confinamento, populações que vivem em locais de difícil acesso e outras.Desde o início da epidemia, organizações da sociedade civil lutam para ver garantidos e implantados esses direitos constitucionais e pressionam governo e a própria sociedade nessa direção. Em 1995, foi criada a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids - RNP+/Brasil reunindo lideranças e ativistas que vivem com HIV/Aids para somarem forças nessa luta. Em 2005, foi realizado o I Encontro Nacional da RNP+/Brasil, fato que marcou os 10 anos de existência da rede. O lema foi bastante significativo: "Antes nos escondíamos para morrer, hoje nos mostramos para viver".Em 1989, durante o ENONG (Encontro Nacional de ONG que trabalham com aids), em Porto Alegre, foi elaborada e aprovada a "Declaração dos direitos fundamentais da pessoa portadora do vírus da Aids", que transcrevemos a seguir:I - Todas as pessoas têm direito à informação clara, exata, sobre a aids. Os portadores do vírus têm direitos a informações específicas sobre sua condição.II - Todo portador do vírus da aids tem direito à assistência e ao tratamento, dados sem qualquer restrição, garantindo sua melhor qualidade de vida.III - Nenhum portador do vírus será submetido a isolamento, quarentena ou qualquer tipo de discriminação.IV - Ninguém tem o direito de restringir a liberdade ou os direitos das pessoas pelo único motivo de serem portadoras do HIV/aids, qualquer que seja sua raça, nacionalidade, religião, sexo ou orientação sexual. V - Todo portador do vírus da aids tem direito à participação em todos os aspectos da vida social. Toda ação que tende a recusar aos portadores do HIV/Aids um emprego, um alojamento, uma assistência ou a privá-los disso, ou que tenda a restringi-los à participação nas atividades coletivas, escolares e militares, deve ser considerada discriminatória e ser punida por lei. VI - Todas as pessoas têm direito de receber sangue e hemoderivados, órgãos ou tecidos que tenham sido rigorosamente testados para o HIV.VII - Ninguém poderá fazer referência à doença de alguém, passada ou futura, ou ao resultado de seus testes para o HIV/aids sem o consentimento da pessoa envolvida. A privacidade do portador do vírus deverá ser assegurada por todos os serviços médicos e assistenciais. VIII - Ninguém será submetido aos testes de HIV/aids compulsoriamente, em caso algum. Os testes de aids deverão ser usados exclusivamente para fins diagnósticos, para controle de transfusões e transplantes, e estudos epidemiológicos e nunca qualquer tipo de controle de pessoas ou populações. Em todos os casos de testes, os interessados deverão ser informados. Os resultados deverão ser informados por um profissional competente. IX - Todo portador do vírus tem direito a comunicar apenas às pessoas que deseja seu estado de saúde e o resultado dos seus testes. X - Toda pessoa com HIV/aids tem direito à continuação de sua vida civil, profissional, sexual e afetiva. Nenhuma ação poderá restringir seus direitos completos à cidadania.Além disso, o PN-DST/AIDS tem financiado projetos de assessoria jurídica, feitos em parceria entre o Ministério da Saúde e as Organizações da Sociedade Civil. Essas organizações têm um papel importante na luta pela defesa dos direitos das pessoas que vivem com HIV/aids por receberem denúncias, assessorarem pessoas vítimas de discriminação e preconceito social e tomarem providências cabíveis nos casos em que os direitos desses cidadãos são, de alguma forma, lesados.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

O ABC das Substâncias


ABC das substâncias


Maconha

O que é: substância alucinógena cujo princípio ativo (THC) é obtido a partir de uma planta conhecida como Cannabis Sativa.

Status: droga ilícita.

Forma: cigarros feitos com as folhas e brotos, secos e picados, da planta.

Efeitos procurados: sensação de bem-estar, relaxamento, aumento da percepção das imagens e cores.

Efeitos colaterais: boca seca, diminuição da coordenação motora, prejuízo da atenção e concentração, aumento de apetite, crises de ansiedade.

Alterações de comportamento: variação de humor, lentificação do raciocínioRiscos: maior risco de acidentes pela piora da atenção, quadros agudos de ansiedade e paranóia.

Uso prolongado: pessoa pode ficar mais lenta, desmotivada e deprimida, com piora da memória. Também há maior risco de infertilidade e câncer de pulmão.


Cocaína

O que é: substância estimulante feita a partir de uma planta conhecida como coca e, modificada em laboratório.

Status: droga ilícita.

Forma: pó que é aspirado ou injetado (dissolvido em água), pedra (crack) ou pasta (merla), que é fumada em "cachimbos".

Efeitos procurados: prazer, euforia, energia, diminuição do cansaço.

Efeitos colaterais: aceleração dos batimentos do coração, aumento da temperatura, crises de ansiedade.

Alterações de comportamento: agressividade, delírios, irritação, depressão.

Riscos: Desejo de repetir o uso para obter os efeitos desejados, com aumento de doses para se chegar a efeitos ainda mais intensos. Risco de overdose com convulsão e parada cardíaca.

Uso prolongado: dependência, agressividade, problemas cardíacos, alteração em sistema nervoso, sangramento nasal.


Anfetaminas

O que são: drogas sintéticas, estimulantes do sistema nervoso.

Status: remédios de uso médico (por exemplo, para emagrecimento) que passam a ser usados de modo inadequado.

Forma: comprimidos.

Efeitos procurados: redução de sono e apetite, aceleração do raciocínio, euforia, maior resistência ao cansaço.

Efeitos colaterais: aceleração de batimentos cardíacos, irritação, ansiedade, insônia, impulsividade.

Alteração de comportamento: depressão.

Riscos para saúde: vconvulsão, infarto.

Uso prolongado: risco de dependência.


LSD (ácido lisérgico)

O que é: droga sintética, alucinógena.

Status: droga ilícita.

Forma: cartela em que é pingada uma gota do ácido. A cartela é colocada sob a língua.

Efeito procurado: Aceleração do pensamento, alucinações visuais, auditivas e táteis.

Efeitos colaterais: ansiedade, quadros paranóides (viagens de horror ou "bad trips"), transpiração excessiva, aceleração de batimentos cardíacos.

Alterações de comportamento: instabilidade de humor, flash backs (volta das sensações experimentadas, em geral ruins, mesmo não tendo consumido a droga)

Riscos: "badtrips", desencadeamento de quadros psicóticos ou ainda indução de comportamentos de risco por conta da interpretação errada da realidade.


Ecstasy

O que é: droga sintética, um derivado de anfetamina (MDMA), estimulante do sistema nervoso central, com um componente alucinógeno.

Status: droga ilícita.

Forma: comprimido ingerido por via oral.

Efeito procurado: euforia, maior energia, bem-estar, aumento da sensibilidade corporal, aumento do desejo sexual.

Efeitos indesejados: boca seca, náusea, sudorese, aumento da freqüência cardíaca e da pressão arterial e hipertermia (aumento da temperatura do corpo), exaustão.

Alterações de comportamento: depois dos efeitos, pode haver sensação de depressão.

Riscos: morte por hipertermia e desidratação.

Uso prolongado: tóxico para o sistema nervoso central.


Ice

O que é: droga sintética, uma anfetamina modificada, potente estimulante do sistema nervoso central.

Status: droga ilegal.

Forma: pó branco ou cristal que lembra gelo. Pode ser fumada, cheirada, injetada e engolida.

Efeito procurado: euforia, aumento de energia, raciocínio mais rápido.

Efeitos colaterais: aumento de batimentos cardíacos, pressão sanguínea e temperatura do corpo. Tremores, insônia e perda de apetite.

Alterações de comportamento: sintomas depressivos, paranóia e comportamento violento.Riscos: convulsões, coma, derrame e morte súbita.

Uso prolongado: altas doses produzem uma severa depressão.


Quetamina (Special-K)

O que é: droga sintética, depressora do sistema nervoso central, com efeitos levemente alucinógenos.

Status: anestésico de uso humano ou veterinário, que é usado de forma indevida.

Forma: líquido, armazenado em ampolas ou um pó branco que pode ser aspirado ou misturado com tabaco ou maconha.

Efeito procurado: euforia, alucinações.

Efeitos colaterais: náusea, vômitos, sedação leve, perda de coordenação motora.

Alterações de comportamento: pensamentos fantasiosos, com caráter de sonho, alterações do humor, depressão, ansiedade, paranóia, flash backs (volta das sensações experimentadas, em geral ruins, mesmo não tendo consumido a droga)

Riscos: convulsão e morte. Sedação pode expor a riscos.

Uso prolongado: risco de dependência, prejuízo de memória.


GHB (Gamahidroxibutirato)

O que é: droga sintética, depressora do sistema nervoso central, também chamda de ecstasy líquido.

Status: ilícita.

Forma: líquido ou um sal, normalmente diluído em água, com efeitos semelhantes aos do álcool.

Efeitos procurados: euforia, sensação de energia, desinibição.

Efeitos indesejados: tontura, incoordenação motora, náusea, vômitos e rebaixamento do nível de consciência.

Riscos: mesmo pequenas dosagens podem causar intoxicações intensas, com risco de coma. Dosagens mais elevadas podem ser fatais. Combinação com álcool é extremamente perigosa. Tem sido descrito seu uso para cometer violência sexual e estupros.

Uso prolongado: risco de dependência.


Inalantes

O que são: depressores do sistema nervoso central (os mais comuns são clorofórmio, éter, e tolueno)

Status: ilícitas ou de uso indevido (no caso de produtos comerciais que contém solventes)

Forma: líquidos que evaporam e são inalados (sprays, panos embebidos, frascos). Estão presentes em esmalte de unha, cola de sapateiro, removedores de tinta, lança-perfume, cheirinho-da-loló, acetona, benzina etc.

Efeitos procurados: euforia, excitação, relaxamento, bem-estar.

Efeitos colaterais: tontura, alterações da percepção de tempo e espaço, náusea, vômitos, lapsos de memória, alucinações.

Alterações comportamento: variação do humor, indo de risos imotivados e euforia até medo, tristeza e pânico.

Riscos: convulsões, ataque cardíaco e convulsões. O contato com o líquido pode causar queimaduras na pele e no interior dos órgãos (boca, língua, traquéia)

Uso prolongado: risco de lesões permanentes para o cérebro, com apatia, dificuldade de concentração e déficit de memória.


Efedrina

O que é: droga sintética, estimulante com efeitos similares aos da anfetamina.

Status: uso indevidoForma: cápsula, comprimido ou em suplementos alimentares.

Efeito procurado: maior energia, euforia, maior disposição para treinos.

Efeitos colaterais: taquicardia, elevação da pressão arterial, ansiedade.

Alteração de comportamento: irritação, depressão.

Riscos: convulsão e infarto.


Anabolizante

O que é: versão sintética do hormônio masculino testosterona.

Status: droga lícita para uso médico, que passa a ser usada de forma inadequada.

Forma: comprimidos ou ampolas para aplicação intra-muscular.

Efeito procurado: aumento de massa muscular e possível aumento da resistência física e força.

Efeitos colaterais: ganho de peso, aumento da pressão, insônia, acne, calvície prematura, redução do tamanho dos testículos, voz mais grossa, aumento de pêlos etc .

Alterações de comportamento: irritabilidade e agressividade.
Riscos: sobrecarga para o coração, infartos
Uso prolongado: infertilidade, câncer de fígado
Poppers ("gás hilariante")
O que é: droga sintética, depressor do sistema nervoso central, com algum efeito alucinógeno.
Status: droga ilícita
Forma: os nitratos (óxido nitroso) são gases inalados
Efeito procurado: euforia, sedação leve e aumento do prazer sexual.
Efeitos colaterais: náusea, vertigem, dores de cabeça, irritação das vias respiratórias e distúrbios da visão
Riscos: maior risco de sexo sem proteção, acidentes durante o consumo, sufocação e coma.
Uso prolongado: risco de uso compulsivo, prejuízo do sistema imunológico (de defesa).

Dicas de Combate ao Stress


Sabia que meditar combate o estresse e a ansiedade, melhora a criatividade e retarda o envelhecimento, entre outras coisas? É claro que a prática não cura todos os males, mas é um método que equilibra o ser humano, unindo o corpo, mente e espírito.
Meditar é facil mas exige persistência, quem já pratica há anos é capaz de meditar em qualquer lugar, até no escritório. Quem está começando deve procurar um lugar tranquilo, onde não seja interrompido. É bom aprender uma técnica com um instrutor e ter um grupo com o qual praticar uma vez por semana ou a cada 15 dias, uma forma de checar se o modo de meditar está certo e de melhorar a prática. Durante a meditação, mudamos a frequência das ondas mentais e isso é contagioso. Deve-se meditar duas vezes por dia, de 20 a 30 minutos, de manhã e à noite. Pra ter um gostinho dessa experiência siga essas instruções:
Sente-se confortavelmente em uma cadeira numa cadeira de espaldaralto para que a coluna fique bem reta. Apóie as mãos sobre os joelhos. Feche os olhos e preste atenção à respiração, contando de um a dez repetidamente. Pensamentos vão aparecer para distraí-la. Não tente afastá-los, simplesmente retome a contagem ao perceber que se dispersou. O corpo vai protestar por meio de coceira, formigamento, inquietação. Não dê atenção a essas sensações, que devem desaparecer. Medite pelo tempo que aguentar, de preferência começando com dez ou 15 minutos e aumentando até meia hora.
Quando começamos a meditar percebemos que milagres acontecem em nosso corpo, mente e alma.
Boa meditação e uma ótima semana!

Dicas para Maquiagem


Para a maquiagem durar mais tempo, antes de passá-la, passe uma pedrinha de gelo envolta em gase, o gelo fecha os poros e faz com que a maquiagem dure mais tempo.

De preferencia às bases líquidas ou cremosas, pois ressecam menos a pele. Para espalhar melhor, use uma esponja umedecida em água. Aplique uma base mais clara que a sua pele na testa, pq isso suaviza os traços e ilumina o rosto! Fica muito fashion.

Mantenha os cremes longe do sol e da umidade, tudo isso pode estragá-lo, e causar danos a sua pele e cabelos. Antes de usar produtos importados, olhe se sua formula pode ser usada em nosso clima tropical.

Se o seu batom estiver derretendo, ponha-o na geladeira por alguns minutos.

Voce sabia que os corretivos com tom levemente esverdeado corrigem melhor olheiras e espinhas?

Use rímel apenas nos cílios superiores, para nao carregar o visual. Se o rímel estiver ressecado, pingue algumas gotas de soro fisiológico, assim ele poderá ser usado mais algumas vezes.

Se vc for morena, abuse das maquiagens nos tons laranja e pessego!

Nao use delineador se vc tiver olhos pequenos, por que ele os diminui anda mais!

Dicas Para Seu Cabelo


Quando for desembaraçar os cabelos, divida-o em mechas, e desembarace mecha por mecha, do meio ao final e depois pentei proximo a raiz. Evite desembaraçar debaixo do chuveiro, por que molhado o cabelo é mais frágil.
******************************************************************
Sem essa de que cabelo liso e oleoso nao precisa de condicionador! Ele é necessário para fechar as escamas do cabelo, que foram abertas pelo xampu. Mas use um adequado para o seu tipo de cabelo.
******************************************************************
Use henna neutra se quiser aumentar o volume, e para diminuir, prenda o cabelo úmido com uma touca caseira, (aquelas meias de nylon). Um óleo a base de silicone, aplicado nas pontas dos fios também deixa os cabelos menos volumosos.
******************************************************************
Escovas arredondadas sao melhores para dar forma aos cabelos; as de diametro maior alisam, as estreitas dao volume. Escovas de cerdas unidas sao mais indicadas para cabelos lisos, as de cerdas separadas para cabelos crespos. Sera que vc estava usando a certa??
*******************************************************************
Quando for fazer escova, faça com os cabelos úmidos, e nao molhados, a escova sai melhor.
O ideal é cortar as pontas de 30 em 30 dias, os cabelos crescem cerca de 1cm por mes. Mas se vc quiser deixar o cabelo crescer, pode cortar com menor frequencia, de 3 em 3 meses.

Fonte: http://www.sitesdacapitalbeleza.belezaweb.com.br/


Frango de Natal



Ingredientes

1 frango inteiro grande tratado e limpo com o suco do limão
1 garrafa de espumante de maçã
3 tomates grandes picados
3 cebolas picadas
1 pimentão verde picado
1 pimentão amarelo picado
1 pimentão vermelho picado
100g de passas
100g de bacon picada
1 linguiça calabresa picada
50 g de gengibre
1 tablete de caldo de galinha
1/2 xícara de água
3 colheres de manteiga
alho à gosto
ervas finas, manjericão, orégano à gosto
cuminho à gosto
sal à gosto


Modo de Preparo


Bater no liquidificador 1 tomate, 1 cebola, o gengibre, alho,
cuminho e sal. Depois temperar o frango tratado e limpo com
limão. Enrole dentro de um saco e coloque na geladeira de um dia
para o outro.
No outro dia, pegue 1 cebola, 1 tomate, os pimentões, as ervas
finas, manjericão e o orégano, e misture com o caldo de galinha
dissolvido na água. Reserve.
Pegue o frango e coloque em uma vasilha cheia do espumante de
maçã. Vá acrescentando com calma o tempero com o caldo de
galinha. Deixe descansando por 12 h.
Faça uma farofa de manteiga com a cebola, o tomate, as passas, a
calabresa, o bacon e sal a gosto. Recheie o frango e coloque numa
assadeira com o tempero e o espumante. Reserve um pouco deste
líquido para regar durante o processo de assar o frango.
Coloque o frango o forno sem gordura nenhuma. E vá regando com o
tempero e o espumante. Quando ele ficar bem corado... já está na
hora de retirar do forno. Ele fica extremamente suculento!!!!!


Por: Elma Grassi Mota



Site: http://www.maisvoce.globo.com/








Você sabe o que é Aids?


A AIDS, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (sigla do inglês: Acquired Immune Deficiency Syndrome) se manifesta após a infecção do organismo humano pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, o HIV (sigla do inglês - Human Immunodeficiency Vírus).
Síndrome: Grupo de sinais e sintomas que, uma vez considerados em conjunto, caracterizam uma doença.
Imunodeficiência: Inabilidade do sistema de defesa do organismo humano para se proteger contra microorganismos invasores, tais como: vírus, bactérias, protozoários, etc.
Adquirida: Não é congênita como no caso de outras imunodeficiências. A aids não é causada espontaneamente, mas por um fator externo (a infecção pelo HIV).
Este vírus tem período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso e supressão do sistema imune.
A aids é uma doença complexa, uma síndrome, que não se caracteriza por um só sintoma. Na realidade, o vírus HIV destrói os linfócitos - células responsáveis pela defesa do organismo -, tornando a pessoa vulnerável a outras infecções e doenças oportunistas, chamadas assim por surgirem nos momentos em que o sistema imunológico do indivíduo está enfraquecido.
Há alguns anos, receber o diagnóstico de aids era quase uma sentença de morte. Atualmente, porém, a aids pode ser considerada uma doença de perfil crônico. Isto significa que é uma doença que não tem cura, mas tem tratamento e uma pessoa infectada pelo HIV pode viver com o vírus por um longo período, sem apresentar nenhum sintoma ou sinal.
Isso tem sido possível graças aos avanços tecnológicos e às pesquisas, que propiciam o desenvolvimento de medicamentos cada vez mais eficazes. Deve-se, também, à experiência obtida ao longo dos anos por profissionais de saúde. Todos estes fatores possibilitam aos portadores do vírus ter uma sobrevida cada vez maior e de melhor qualidade.
Sintomas
A aids não se manifesta da mesma forma em todas as pessoas. Entretanto, os sintomas iniciais são geralmente semelhantes e, além disso, comuns a várias outras doenças. São eles: febre persistente, calafrios, dor de cabeça, dor de garganta, dores musculares, manchas na pele, gânglios ou ínguas embaixo do braço, no pescoço ou na virilha e que podem levar muito tempo para desaparecer. Com a progressão da doença e com o comprometimento do sistema imunológico do indivíduo, começam a surgir doenças oportunistas, tais como: tuberculose, pneumonia, alguns tipos de câncer, candidíase e infecções do sistema nervoso (toxoplasmose e as meningites, por exemplo).
Formas de Contágio
Assim Pega:
· Sexo vaginal sem camisinha· Sexo anal sem camisinha
· Uso da mesma seringa ou agulha por mais de uma pessoa
· Transfusão de sangue contaminado
· Mãe infectada pode passar o HIV para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação
· Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.
Assim não pega:
· Sexo, desde que se use corretamente a camisinha
· Masturbação a dois
· Beijo no rosto ou na boca
· Suor e lágrima
· Picada de inseto
· Aperto de mão ou abraço
· Talheres e copos
· Assento de ônibus
· Piscinas, banheiros ou pelo ar
· Doação de sangue
· Sabonete, toalha ou lençóis

Prevenção - Uso da camisinha
Diversos estudos confirmam a eficiência do preservativo na prevenção da aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis. Em um estudo realizado recentemente na Universidade de Wisconsin (EUA), demonstrou-se que o correto e sistemático uso de preservativos em todas as relações sexuais apresenta uma eficácia estimada em 90-95% na prevenção da transmissão do HIV. Os autores desse estudo sugerem uma relação linear entre a freqüência do uso de preservativos e a redução do risco de transmissão, ou seja, quanto mais se usa a camisinha menor é o risco de contrair o HIV.
A camisinha é mesmo impermeável?
A impermeabilidade é um dos fatores que mais preocupam as pessoas. Em um estudo feito nos National Institutes of Health dos Estados Unidos, ampliou-se o látex do preservativo (utilizando-se de microscópio eletrônico), esticando-o em 2 mil vezes e não foi encontrado nenhum poro. Outro estudo examinou as 40 marcas de preservativos mais utilizadas em todo o mundo, ampliando 30 mil vezes (nível de ampliação que possibilita a visão do HIV) e nenhum exemplar apresentou poros.
Em outro estudo mais antigo de 1992, que usou microesferas semelhantes ao HIV em concentração 100 vezes maior que a quantidade encontrada no sêmen, os resultados demonstraram que, mesmo nos casos em que a resistência dos preservativos mostrou-se menor, os vazamentos foram inferiores a 0,01% do volume total. O estudo concluiu que, mesmo nos piores casos, os preservativos oferecem 10 mil vezes mais proteção contra o vírus da aids do que a sua não utilização.
E por que às vezes estoura?
Quanto à possibilidade do preservativo estourar durante o ato sexual, as pesquisas sustentam que os rompimentos se devem muito mais ao uso incorreto do preservativo, do que a uma falha estrutural do produto. Nos Estados Unidos, um estudo realizado em 1989 indicou que a taxa de rompimento da camisinha era inferior a 1%. Porém, em 1994, foi conduzido um importante estudo multicêntrico sobre essa possibilidade em 8 países (República Dominicana, México, Estados Unidos, Gana, Quênia, Malawi, Nepal e Sri Lanka), encontrando-se, então, uma taxa de rompimento que variou entre 0,6% (no Sri-Lanka) a 13,3% (em Gana).
O dado mais convincente sobre a eficiência do preservativo na prevenção contra o HIV foi demonstrado por um estudo realizado entre casais, onde um dos parceiros estava infectado pelo HIV e o outro não. O estudo mostrou que, com o uso consistente dos preservativos, a taxa de infecção pelo HIV nos parceiros não infectados foi menor que 1% ao ano.
Diante dos resultados desses estudos, realizados por instituições renomadas e de credibilidade, pode-se dizer que o correto e freqüente uso do preservativo contribui de forma eficaz tanto para a prevenção de enfermidades quanto para evitar a ocorrência de gravidez não planejada.
Testes para o diagnóstico da infecção pelo HIV
O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito por meio de testes, realizados a partir da coleta de uma amostra de sangue.
Esses testes podem ser realizados nos laboratórios de saúde pública, por meio do atendimento do usuário nas unidades básicas de saúde, em Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e em laboratórios particulares. Nos CTA, o teste anti-HIV pode ser feito de forma anônima e gratuita.
Nesses Centros, além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, feito de forma cuidadosa, a fim de facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente.Todos os testes devem ser realizados de acordo com a norma definida pelo Ministério da Saúde e com produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA/MS) e por ela controlados.
Fonte: Departamento de DST/Aids - Ministério da Saúde
Site: Sociedade Viva Cazuza